quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

resumo do livro "A ilha misteriosa" de Júlio Verne - Separado em capítulos

A ILHA MISTERIOSA:
1-Os náufragos do ar:
Ciro Smith, Nab, Gedeão Spilett, Pencroff, Herberto Brouen e Top, cão de Ciro, se tornaram prisioneiros de Guerra de Secessão, e fugiram dentro de um balão. Depois de algum tempo, sentiram que o balão estava caindo, perceberam então que estavam dentro de um furacão sobre o Pacífico, então resolveram tirar todos os objetos pesados, para ver se o balão parava de cair, mas não adiantou. Tiveram que tirar a barquinha, e se penduraram na rede do balão, porém ele continuou a descer até a água chegar à metade de seus corpos, quando um redemoinho puxou o balão, e conseguiram saltar na terra, mas quando chegaram, viram q Ciro e Top, não estavam com eles.

2- terra desconhecida:
Gedeão, Herberto, Pencroff e Nab, foram procurar Ciro e Top. Eles deram várias voltas, então Pencroff, disse que estavam em outra ilha.
Pencroff descobriu que entre s ilha havia uma costa. Ele achou melhor só Nab ir, pois se todos fossem seria muito arriscado.
Enquanto isso os colonos examinaram a ilha, construíram uma jangada para levar a lenha que escolheram para levar até o lugar escolhido para servir o abrigo.

3- 1ª noite na ilha:
Tentaram acender fogo na fogueira que prepararam para cozinhar os alimentos, com apenas um palito de fósforo, e conseguiram. Nos arredores havia muitos mariscos, pássaros e ovos.
Todo dia, um homem ficava olhando a fogueira para não apagar o fogo, enquanto os outros iam caçar.

4- Top e Smith:
Os náufragos acharam que Ciro e top estavam mortos.
Eles haviam ouvido latidos, então acharam que era top em um lugar distante. Pencroff havia pegado uma tocha para iluminar o caminho, então felizmente eles acharam Top e Ciro.

5- Ilha:
Eles tentaram fazer fogo com dois pedaços de madeira, mas não deu certo. Ciro se recuperou e fez fogo, pois colocou duas lentes em direção ao Sol.
A todo o momento avistavam constelações no céu como o Cruzeiro do Sul e outros.

6- O batismo da ilha:
Eles estavam investigando a ilha, para não precisarem ficar no mesmo terreno escondidos.
Nenhum ser humano havia vivido nessa ilha, dava para se perceber isso, pois não havia animais nem plantas.
Ciro havia achado um lugar onde sobreviveriam por bastante tempo.
Spilett deu a idéia de batizar a ilha com o nome de Ilha Lyncon, e todos concordaram.

7- A colonização da ilha:
Como os náufragos foram os únicos que haviam vivido na ilha Lyncon, resolveram se batizar de colonos, e também começaram a criar louça, para a comida.

8- O monstro desconhecido:
Top foi nadar no mar, e de repente ele viu algo sair do mar, então ele foi chamar Ciro, e ele disse que era um Du gongo.
Começou a ventar muito forte na ilha, então levou o Du gongo para fora do mar e ele morreu.





9- O palácio de granito:
Os colonos acharam um buraco grande, então começaram a descer o buraco. Enquanto desciam Ciro ia cavando mais e mais.
Ciro achou uma boa idéia Palácio de Granito, para todos morarem.

Enquanto construíam o Palácio, Pencroff estava colocando armadilhas em volta do palácio, para a segurança do Palácio de Granito e de todos.

10- dois barris e uma caixa:
Eles acharam um chumbo que fora atirado há três meses em um bebê, e esse chumbo veio de uma arma de fogo.
Depois de um tempo acharam dois barris e uma caixa, então resolveram abri-los e acharam instrumentos, livros e armas, então logo desconfiaram que houvesse outro naufrago na ilha.

11- Novo membro na colônia:
O dono dos barris e da caixa havia sido encontrado pelos colonizadores, então descobriram que havia realmente um naufrago lá.
Os colonos descobriram que ele também era um prisioneiro de guerra.

12- Documento inesperado:
Os colonos começaram a plantar alimentos, a criar gado, a confeccionar roupas com o tecido do balão e também construíram uma charrete para poderem visitar a nova ilha que haviam achado a ilha Tabor.

13- A ilha Tabor:
Herberto, Gedeão e Pencroff foram visitar a ilha Tabor. Quando chegaram acharam plantações parecidas com a ilha Lyncon, e também acharam uma casa com utensílios uteis, porém dava para perceber que eram muito velhos, porque estavam todos cobertos com uma grande camada de poeira.
Eles se dividiram em três grupos: Gedeão e Pencroff foram caçar porcos, enquanto Herberto ia colher sementes. Quando Herberto estava colhendo as sementes ele foi atacado por um homem, então Pencroff e Gedeão foram ajudar.

14- A confissão:
Os colonos trouxeram o naufrago, para a ilha Lyncon, e ele ficou preso por algum tempo. Ele foi se acostumando com o lugar, se acalmando, pois ele estava uma fera, foi ganhando confiança nos colonos, foi liberto, começou a trabalhar e voltou a falar.
O naufrago disse que não queria ficar lá e queria viver isolado, e ele também contou toda a sua historia de vida.

15- Surge um navio:
Os colonos haviam avistado um navio pirata, então que se esconder, deixar as armas separadas e não fazer fogo enquanto os piratas não fossem embora.
Airton foi ao Veloz (o navio) investigá-lo e explodi-lo, porém foi quase pego, mas ele conseguiu pular no mar e sair nadando até a ilha.

16- Fim do Veloz:
Os colonos se dividiram em três grupos para derrotar os piratas.
Depois de muitos tiros e muitos piratas mortos, o Veloz passou pelo canal, quando ele bateu e começou a afundar. Os colonos tiraram todas as coisas uteis do navio.

17- Os cinco cadáveres:
Ciro e Nab foram procurar os piratas para poder persegui-los e matá-los. No meio do caminho acharam Airton desmaiado e voltaram ao Palácio com ele.
Top havia começado a latir, então todos resolveram segui-los. Top levou-os para um riacho, onde tinham os cinco cadáveres dos piratas.

18- O encontro com o benfeitor:
Airton foi capturado pelos piratas e depois libertado pelos colonos. Eles levaram-no até o riacho para mostrar os cinco cadáveres dos piratas
Jub o macaco do benfeitor havia deixado um bilhete em cima da mesa, para os colonos irem encontrar o benfeitor que se chamava Nemo.

19- O capitão Nemo:
Quando eles se encontraram com Nemo, ele contou toda a sua historia e também comentou sobre seu submarino que havia afundado.
Nemo havia apenas alguns das de vida, pois já estava velho, então os colonos fizeram de tudo para deixá-lo vivo por mais tempo, porém ele não aceitou.
Os colonos cumpriram o último desejo de Nemo e voltaram à ilha.

20- A erupção:
Os colonos viram que a terra estava tremendo e o vulcão estava soltando fumaça e pegando fogo, e perceberam que ele iria entrar em erupção, então resolveram investigar no dia seguinte. Quando foram investigar, a lava já havia tomado conta de toda a ilha, então foram para o lago, pois lá iriam se salvar. Depois de alguns minutos o oceano havia invadido toda a ilha.

21- O último favor de Nemo:
Um navio escocês veio salvar Airton e os cinco colonos, pois quando foram procurar Airton na ilha Tabor, estava escrito: “Residência de Airton e os cinco colonos”, então viram o bilhete e perceberam que a letra era a de Nemo.
Eles foram embora da ilha.


feito por Lia Benemond Samuel

3 comentários:

  1. Qual é o link pra criar um blogue ? Essa história ai é real ?

    ResponderExcluir
  2. O trabalho de portugues era ler o livro e nao o resumo heuhe mas o trabalho e pra amanha entao vlw pela ajuda

    ResponderExcluir